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Strongman Brasil e a Rotina de seus Competidores

Marcos Menezes “Mutante” CT – Strongman Brasil Peruíbe – SP.

Na edição passada falamos da origem do Strongman, como chegou ao Brasil, além de sua situação atual e planos futuros.
Nesta edição abordaremos os aspectos gerais do esporte, como funciona todo o universo de treinamentos, dietas e suplementos de um atleta de Strongman e todas as variáveis envolvidas em sua rotina.
Também comentaremos sobre o nosso novo projeto, os Strongbuilders, que são atletas de força (Powerlifter e Strongman) e que também são fisiculturistas e competem em ambas as modalidades.

O TREINAMENTO DE STRONGMAN
O Strongman caracteriza-se pela multiplicidade de expressões de força e de outras capacidades funcionais associadas a ele e inclui movimentos funcionais extremos, como carregar pneus gigantes, arrastar correntes pesadas, empurrar um caminhão, fazer levantamento terra com barris, etc.

Pode-se considerar um esporte completo por reunir diferentes aspectos técnicos e funcionais juntos em altíssimo nível, em uma mesma modalidade e ao mesmo tempo.
O Strongman é caracterizado por grupos de eventos ou provas (combinadas ou isoladas) que podem variar em número dentro de um vasto repertório. A cada ano novas provas ou desafios são agregados à lista. As novas invenções ocorrem dentro da proposta de desafiar o atleta na realização de provas, como por exemplo:

Força Máxima – Levantamento terra tradicional, levantamento terra com pneus (Tiredeadlift);
Força de Repetição – Maior número de movimentos entre 60 à 90 segundos (levantamento terra com veículos – Car Deadlift;
Potência Máxima – Levantamento de cilindro acima da cabeça (Log Lift Overhead Press);
Força Isométrica – Sustentar objetos pesados ou estruturas, como por exemplo os pilares de hércules (Herkol’s Hold);
Combinadas – Medleys com tarefas de força de repetição ou pesos máximos por distância percorrida x tempo;
Combinadas e Com Grande Exigência Cardio Vascular (prova de Fingal’s Fingers, puxar caminhões, tombar pneus gigantes).
Nós na Strongman Brasil não separamos os treinamentos de Strongman. Os mesmos são feitos uma vez por semana e de maneira completa.
“São treinos de longa duração, de aproximadamente 3 horas, pois fazemos intervalos de até 5 minutos entre a realização de um exercício e outro para um bom processo de recuperação de ATP e consequente recuperação da musculatura para a execução do novo exercício”.

TREINOS AUXILIARES
Os treinos auxiliares são feitos na academia de Musculação e funcionam tanto para manter a Hipertrofia e fortalecimento de grupos musculares, como também para corrigir deficiências e melhorar a performance do atleta.
Esses treinamentos são realizados de segunda a sexta feira e normalmente são compostos por bi-sets , tri-sets, drop-sets e super séries, ora com carga moderada (60 a 70%) ou até a falha do movimento. Praticamente não existe descanso. São treinos de alta intensidade, rápidos (de 30 a 40 minutos) e explosivos com excelente estimulação da atividade e condicionamento cardíaco.

DIETA ALIMENTAR
A dieta de um atleta de Strongman consiste em quantidades significativas de carboidratos simples (de rápida absorção pelo organismo), que visam o rápido incremento de energia à musculatura, e também grande quantidade de proteínas (carnes, aves e peixes), além de legumes,

frutas e oleígenas.
Evitamos dizer qual é a quantidade calórica ideal porque isso é muito pessoal, depende do tipo físico do praticante (Mesomorfo, Ectomorofo ou Endomorfo) e também o metabolismo. Sugerimos sempre o acompanhamento de um nutricionista esportivo, que desenvolverá uma dieta
específica avaliando o tipo físico e o treinamento do atleta.
Ou seja, o que é muito para o individuo A, é suficiente para o individuo B e pouco para o individuo C. Eu por exemplo, não sinto necessidade de ingerir altas quantidades de alimentos a todo instante. Procuro ter um peso muscular bem equilibrado com o meu nível de gordura corporal baixo, mantendo-me sempre em forma e treinando pesado. Gosto de estar em um peso que eu me sinta confortável, ágil e forte ao mesmo tempo sendo capaz de executar qualquer prova de um circuito de Strongman.
Se existe um conceito que eu e o Marcos Menezes queremos mudar, é justamente o de que atletas de Strongman tem que ser necessariamente super pesados, com alta taxa de gordura e completamente descuidados com a sua aparência física. Temos conversado com os atletas sobre essa necessidade de se cuidar, de periodicamente checar o peso, de evitar se descuidar da aparência; considero  isso importante.
Temos um projeto chamado “Strongbuilders / Powerbuilders”, que são atletas de força ,mas com visual semelhante ao de um fisiculturista, ou seja, indivíduos fortes e com aparência mais Fitness. Somos praticantes dele e acredito muito neste novo conceito no universo da força.

O Strongbuilder Estevão Silva disputando em duas modalidades.

 

Os Strongbuilders são indivíduos geneticamente diferenciados, que conseguem reunir dois conceitos (Fitness e força) em um mesmo atleta. No Brasil, um dos principais expoentes dessa tendência é Estevão Silva, (Powerbuilder), recordista sulamericano de levantamento terra com 375k e bicampeão brasileiro de Powerlifting e atleta Bodybuilder NABBA.

OS STRONGBUILDERS
Os Strongbuilders são indivíduos geneticamente diferenciados, que conseguem reunir dois conceitos (Fitness e força) em um mesmo atleta. Por ser algo muito específico, raro, eles são mais difíceis de encontrar.
Os atletas da década de 60 como Arnold Schwarzenegger e Franco Columbu foram respectivamente fisiculturistas e Powerlifters, e no caso de Franco, o mesmo competiu em provas de Strongman.
Ambos sempre mantiveram uma linha clássica, um treino muito intenso, porém nunca se descuidaram da sua  forma física, que era fenomenal. Eram tipos genéticos diferenciados dos demais.
Em um passado recente, Ronnie Coleman foi fisiculturista multicampeão e também participou de eventos de Powerlifting. Hoje em dia, o norte-americano Dan Green é um dos maiores Powerlifters da atualidade e leva adiante essa tendência, pois mantém constantemente um shape grande, forte e seco.
Não poderíamos deixar de falar do maior expoente dessa tendência, o polonês Mariusz Pudzianowski, 5 vezes World Strongest Man, que competiu e venceu muitas vezes atletas muito fortes e pesados, mas por estar mais seco conseguiu ser mais rápido e explosivo, com uma condição física e estética espetacular.
No Brasil, um dos principais expoentes dessa tendência é o atleta Estevão Silva (Powerbuilder), recordista sulamericano de levantamento terra com 375k e bicampeão brasileiro de Powerlifting, atleta Bodybuilder NABBA e atleta da equipe Strongman Brasil.

DESCANSO
Consideramos de 8 à 12 horas de sono o descanso ideal e o intervalo de 1 semana para treinos específicos de Strongman “onde o atleta treine todos os exercícios”. O atleta pode fracionar treinando 1 a 2 exercícios por dia, nada impede, porém os campeões preferem treinar todos exercícios em 1 dia só”.

CICLOS DE TREINAMENTO
Os ciclos de treinamento de um atleta de Strongman dependem muito de sua individualidade e o calendário competitivo anual. Por isso, deve-se tomar conhecimento das provas com uma antecedência mínima de 90 dias para que o atleta, junto ao seu treinador, faça os ajustes ou adaptações necessárias para uma periodização de uma competição esportiva específica.
Ou seja, durante esses 3 meses ele fará o máximo de esforço para tornar-se hábil, rápido e o mais forte possível na execução das provas. Esses treinamentos são feitos semanalmente, durante várias semanas.
Além disso, não poderá deixar de fazer um excelente trabalho cardíaco durante esse tempo, bem como desenvolver potência com treinos específicos, como saltos em caixotes (Pliometria).
Nós da Strongman Brasil fazemos alguns treinos de cardio na praia ou mesmo dentro da água (o que aumenta a dificuldade de execução dos movimentos, potencializando o cardio e resitência física), e também utilizamos o treinamento de Crosstrong para estimulação do cardio.
Todos esses métodos são comprovados pelas performances obtidas e campeonatos conquistados, como por exemplo o atleta consagrado de Strongman Marcos Menezes, que dominou sua categoria nos últimos anos.
Já nos dias ou semana pré-contest é recomendável que o atleta descanse ou diminua de maneira muito significativa o ritmo de suas atividades, afim de estar apto e com a musculatura bem recomposta para o dia da competição Por fim, é impossível parametrizar um treinamento fixo de Strongman, pois primeiramente cada atleta é um ‘’sistema dinâmico diferente’’ e segundo porque as competições são diferentes uma da outra, bem como as
provas propostas.

SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR
Devido ao grande esforço físico nos ciclos de treinamentos e nas competições, além de manter uma alimentação  bem equilibrada, atletas de força precisam utilizar suplementos alimentares para o aumento de massa muscular e força. Alguns exemplos:

Creatina – Utilizada pelo organismo para fornecer energia durante os exercícios físicos intensos e de curta duração, também conhecidos como atividades de explosão.

Whey Protein – Proteína do soro do leite que ajuda a ganhar massa muscular.
BCAA – Aminoácidos de Cadeia Ramificada, composto por Leucina, Valina e Isoleucina. Em conjunto, estes três aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares e são essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular.

BETAALANINA – Aminoácido, que em conjunto com a Histidina é responsável pela síntese de CARNOSINA. Este por sua vez é importante para  realizar tamponamento do ácido (produzido e acumulado durante exercício), contra a fadiga nos exercícios de alta intensidade. GLUTAMINA – Os músculos são fundamentais para manter as quantidades adequadas de Glutamina no organismo, e assim atletas e pessoas fisicamente ativas devem priorizar a suplementação desses aminoácidos para evitar períodos de catabolismo e manter o funcionamento regular do metabolismo.

POLIVITAMÍNICOS – São complexos vitamínicos-minerais essenciais para a saúde de todos, pois possuem a capacidade de suprir as necessidades de micronutrientes quando a alimentação não consegue atingir suas necessidades nutricionais.

VITAMINA C – Devido ao grande estresse físico gerado pelo treinamento de alta intensidade, o corpo fica suscetível à doenças, e o sistema munológico enfraquecido; por isso a vitamina C ajuda o corpo a recuperar o equilíbrio e manter-se saudável.
HIPERCALÓRICOS – Trata-se de uma fonte de energia alternativa e que ajuda no ganho de peso corporal

OMEGA 3 – É um tipo de gordura boa para o organismo, que é encontrada especialmente nos peixes e nas sementes.Ele protege o corpo de doenças cardiovasculares e faz bem ao cérebro.

MAGNÉSIO – O magnésio P.A tem diferentes funções.
Incluem a manutenção da boa saúde dos nossos tecidos (nervos, músculos e ossos), controla a função cardíaca (incluindo o nosso ritmo cardíaco), melhora o tónus muscular, a pressão arterial, sistema imunitário e ainda os níveis de glucose.

PROTETORES DE ARTICULAÇÕES – Estes suplementos têm como função diminuir as dores ocasionadas pelo excesso de carga, fortalecer as cartilagens, tendões e ligamentos, recuperar e evitar lesões e aumentar a flexibilidade.

 

Vagner de Aço – Festival Trichaco – Salta – Argentina.

 

…O Strongman é caracterizado por grupos de eventos ou
provas (combinadas ou isoladas) que podem variar em
número dentro de um vasto repertório. A cada ano novas
provas ou desafios são agregados a lista…

 

 

 

 

 

 

 

 

EQUIPAMENTOS OU ITENS DE SEGURANÇA
É recomendável que o atleta ou praticante do Strongman utilize acessórios de segurança durante seus treinamentos. O uso regular desses itens ajuda a prevenir lesões e geram segurança ao praticante durante o treinamento.

São itens considerados indispensáveis à prática:

Joelheiras e Cotoveleiras – Reduzem sobremaneira o impacto sobre as articulações, promovendo maior estabilidade nos movimentos;
Munhequeiras ou Protetores do Punho – Procuram reduzir o impacto sobre os punhos, estabilizando-os e evitando o chamado ‘’punho aberto’’;
Cintos de Couro – Sua função é estabilizar a coluna, mantendo-a sempre em posição ereta;
Meias de Compressão – Garantem boa circulação nas pernas, promovendo conforto ao atleta, principalmente em provas de deslocamento de objetos pesados por certa distância;
Calçados Apropriados – Devido as altas cargas usadas no Strongman, o calçado deve ser apropriado à prática do esporte.

PSICOLOGIA DE UM ATLETA DE ALTA PERFORMANCE

No mundo esportivo, não é raro ver atletas de alto nível técnico apresentarem resultados abaixo do esperado e desejado. Por mais preparado que o atleta esteja fisicamente, o bom desempenho em competições não depende apenas do aspecto físico; o aspecto psicológico e seu treinamento também são primordiais na obtenção de bons resultados.
As vertentes, concentração, autoconfiança e motivação são habilidades que não costumam ser treinadas no preparo físico e isso constitui-se num erro seguidamente praticado por muitos atletas. Atletas que não costumam desenvolver as suas habilidades mentais durante o treinamento tem muito mais dificuldade para lidar com a pressão e o estresse em que são expostos nas competições e muitos deles são derrotados por suas emoções.
Em um ambiente onde existe pressão e estresse e a pessoa não consegue controlar as suas emoções , o corpo responde das mais diversas formas, comprometendo funções físicas e prejudicando a performance . A conjugação de todos esses fatores pode colocar tudo a perder.

Luciano Afonso “lenhador”, Atlas Stones, 155 kg.

TREINAMENTO PSICOLÓGICO PARA ATLETAS

O treinamento ou preparação psicológica deve começar durante o treinamento e não apenas nos momentos que antecedem uma competição. Elencamos algumas habilidades que todo o atleta de alto rendimento deveria ter:

Autoconhecimento
O autoconhecimento ajuda a melhorar a percepção corporal e comportamental, levando o atleta a se prevenir contra o descontrole emocional em um momento de pressão.
Inteligência Emocional
Emoções geram reações e sensações, como por exemplo, tensão, irritabilidade, medo, alegria ou pressão. Saber lidar com tudo isso é fundamental para o sucesso do atleta. A leitura do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, ensina a lidar com vários tipos diferentes de situações que vivenciei ao longo da vida. Também podemos citar a questão benéfica da inteligência emocional, por exemplo, na performance de atletas paralímpicos.

Motivação
Em um país como o Brasil, em que o apoio ao esporte é praticamente inexistente, estar consciente e saber o real motivo de seu empenho é fundamental para desenvolver o trabalho. A Federação Paulista de Strongman procura ser um agente facilitador, auxiliando o atleta neste processo
de motivação pessoal e conquista de objetivos.

Relacionamento interpessoal
Saber lidar com as emoções de seus colegas, criar relações saudáveis, aceitar diferenças e saber a forma correta de conviver com elas é fundamental para desenvolver um relacionamento interpessoal saudável.

Autoconfiança
Atletas autoconfiantes, que confiam na sua própria capacidade, estão prontos a desenvolver os seus potenciais eliminando a necessidade de competir contra outros atletas, a não ser contra ele mesmo. Uma pessoa que reconhece o seu potencial limita a disputa somente no âmbito esportivo e sabe perfeitamente lidar com derrotas sem que isso afete a sua autoconfiança para prosseguir. Nossos agradecimentos finais aos parceiros da Strongman
Brasil e do campeonato Strongman Brasil Pro Ilhabela A.S.A.F – WSF International Challenge 2018: New Millen, Decathlon Sports Mega Store, Jornal do Esporte, Linktel Wifi, Clandestino Hostel, Free Base Agência de Publicidade e Propaganda, AW Matos Engenharia, Body Action Sport Nutrition, Canal O MultiAtleta, Auxilium Consultoria, Academia Orange Gym Ilhabela, Academia Adam. Aracaju (SE), Grupo de Rap Binho du Morru, Lojas Neon, Casa do Barão, Associação Portuguesa de Desportos (Lusa), Peixaria Barcelos Peruíbe, Secretaria de Esportes de Ilhabela e Prefeitura Municipal de Ilhabela (SP).

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