Home / Edição 82 / SÃO PAULO

SÃO PAULO

O tradicional bairro Bela Vista, no centro da capital paulista, ganha um pioneiro projeto social, esportivo e cultural com aulas de artes marciais e lutas de contato

Tetracampeão mundial de Muay Thai, Moisés Batista de Souza, o “Gibi”, celebrou no dia 1º de novembro de 2018 uma vitória histórica. A Associação Gibi Competition Sports assinou um Termo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de São Paulo para a criação de um Centro Esportivo sob o Viaduto Júlio de Mesquita Filho (Viaduto do Café), na Bela Vista.


O Complexo #9 será um espaço multifuncional que irá oferecer para a comunidade local atividades poliesportivas (aulas de Boxe, Muay Thai, Corrida e área para Crossfit), além de eventos culturais (shows, teatro e palestras), projetos sócio-educativos (cursos de alfabetização e capacitação, oficinas de artesanato, consultório dentário e atendimento social) e ações que fomentem sustentabilidade e a economia colaborativa (feiras de livros, produtos orgânicos, etc).
“É importante destacar que não se trata de um projeto social, é algo muito além disso. Queremos que o Complexo #9 seja um caminho para tirar as pessoas da marginalidade e do sedentarismo, oferecendo um espaço seguro e bem estruturado aos seus frequentadores, onde terão acesso às atividades esportivas e culturais para melhora da qualidade de vida como um todo, atendendo as novas necessidades do cotidiano”, explicou Gibi.

A inspiração de Gibi para o local veio de construções similares já existentes no Japão e na Argentina. O projeto urbano foi assinado pelo arquiteto Nelson Presbiteri, abrangendo uma área de quase 6 mil m2 que será contemplada com paisagismo nativo e artes de rua (grafite), utilizando recursos sustentáveis em energia e saneamento. Todo investimento para recuperação e manutenção do espaço será feito pela iniciativa privada, que em contrapartida poderá explorar comercialmente o local com vendas de produtos, food trucks, etc. À prefeitura coube a cessão do espaço, mas a administração será feita integralmente pela equipe de Gibi.

“Sempre tive vontade de atuar com esportes, formando atletas e disseminando a cultura esportiva como um todo. Por isso uma parte das aulas será dedicada para alunos carentes, que podem ter no esporte uma oportunidade de mudar de vida, e outra parte será para pessoas comuns que simplesmente gostariam de praticar uma atividade física ou estão em busca de uma opção de lazer no centro da cidade. Porém, com essa nova fase de investimento da prefeitura em projetos de revitalização, os benefícios para a sociedade serão ampliados. Será um espaço pioneiro, com quadras poliesportivas, playground, praça de alimentação, espaço multicultural para eventos, bancos, jardins e salas para cursos, atendimentos e palestras. Ou seja, um projeto para a população como um todo”, reforçou Gibi.

Algumas imagens atuais do espaço

Se depender do nome escolhido para o local, a iniciativa já nasceu destinada ao sucesso. A Hashtag (ou quadrado) é usada como marcador para palavras-chave nas redes sociais e também para difundir conceitos. O número 9, por aparecer no fim das dezenas, anuncia um novo ciclo e também está ligado ao amor incondicional por tudo e todos. “Os dois símbolos juntos sintetizam o objetivo do complexo: ser um marco na cidade, trazendo mudanças para população. E coincidentemente um dos lados do complexo está situado na Av. 9 de Julho”, finalizou Gibi.
A entrega da primeira fase do projeto está prevista para o dia 25 de janeiro de 2019.

 

Algumas imagens do projeto a ser inaugurado em 25/01/2019

 

Veja também!

ESTEVÃO SILVA – O Strongbuilder mais Forte do Brasil

Na edição passada falamos sobre todo o universo e as vertentes que envolvem o treinamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *