Home / Conhecimento / Fisioterapia Desportiva nos Esportes de Combate – Parte 1

Fisioterapia Desportiva nos Esportes de Combate – Parte 1

Dr. Elder dos Santos Cavalcante CREFITO – 55427-F Mestre em Ciências na Saúde – UNIFESP Especialista em Fisiologia do Exercício e Clínica Médica – UNIFESP Sócio Diretor- FISIOCARDIO SANTOS @fisiocardiosantos (instagram)

Há algum tempo atrás quando se falava em Fisioterapia Desportiva, lembrava-se daquele fisioterapeuta que atendia um jogador famoso em um clube de futebol. Quem não lembra do profissional que tratou o Ronaldo Fenômeno quando ele operou o joelho no topo da sua carreira?
Os esportes vêm evoluindo e a Medicina Desportiva também; não existe a possibilidade de um atleta não ter um suporte de uma equipe multidisciplinar no qual o fisioterapeuta é um dos integrantes.
A Fisioterapia Desportiva nos Esportes de Combate visa, além da prevenção de lesões e tratamento das mesmas, a melhora na performance e recuperação metabólica dos atletas.
A incidência de lesões e seus locais mais comuns varia de acordo com cada esporte como, por exemplo: no Boxe (lesões em Mãos e Punhos, lesões musculares e articulares em Ombros, seguido de lesões em Joelho); no Muay Thai (Joelhos e Tornozelos); no Jiu jitsu (Joelhos, Tornozelos, Cotovelos e Ombros) e no Taekwondo (lesões em Tornozelos). Enfim, cada um com sua particularidade devido aos mecanismos de lesão peculiar a cada esporte.
Atualmente, podemos dividir a Fisioterapia Desportiva como:

PREVENTIVA
Recovery – É uma combinação de técnicas que visa a recuperação muscular e metabólica, otimizando a performance. Utilizamos botas pneumáticas, eletroestimuladores, crioterapia e liberação miofascial.
Avaliações Funcionais Periódicas – Para que ajustes musculares e articulares sejam planejados e realizados de forma preventiva.

Programa Preventivo de Exercícios – Utilizamos exercícios musculares e ajustes proprioceptivos associados ao gesto de cada esporte, nos antecipamos às lesões e preparamos o atleta para que ele não se lesione tão precocemente.
Quiropraxia – Ajustes articulares são realizados, aliviando as dores e preparando o atleta para os treinamentos.
Acupuntura – Visa o equilíbrio global e das tensões psicológicas e age no controle das dores.

CURATIVA
Visamos não deixar o atleta perpetuar pequenas dores ou disfunções que podem levar à lesões mais sérias. Tratando de lesões já instaladas ou em seus pós-operatórios, visamos o retorno do atleta em condição de competição de forma mais segura e rápida.
Frente a qualquer sinal de dor ou disfunção, estamos prontos para atender – esses atendimentos são realizados com todos os recursos do arsenal fisioterapêutico, dentre eles DryNeedling, KinesioTape, Ventosa, Eletroterapia Analgésica e Antinflamatória e Terapia Manual.
Por trás de um grande atleta, uma equipe multidisciplinar verifica sempre as principais fragilidades, visando a otimização da performance na sua forma plena. Cada atleta é um atleta, com suas particularidades; então o tratamento em cada um é específico e direcionado de acordo com suas atuais necessidades.

Nota: O Dr. Elder dos Santos Cavalcante, que está iniciando seu trabalho como colaborador da revista Combat Sport, “cuida” de atletas brasileiros que se destacam no cenário nacional e internacional como Rose Volante, campeã mundial de Boxe, Cosmo Alexandre, lutador de Muay Thai consagrado internacionalmente, Charles do Bronx, UFC, Gabriel Stankunas, atleta de Karate da Seleção Brasileira, entre outros. Os trabalhos com esses atletas serão apresentados em edições futuras.

Veja também!

ESTEVÃO SILVA – O Strongbuilder mais Forte do Brasil

Na edição passada falamos sobre todo o universo e as vertentes que envolvem o treinamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *