Home / edição 78 / Felipe “Vegano” Garcia

Felipe “Vegano” Garcia

Prosseguindo sua carreira no Fisiculturismo, Felipe Garcia do Carmo, o primeiro atleta vegano a conquistar um título no Brasil (campeão na Categoria Class 1 no II Campeonato de Fitness e Musculação de Mairinque, em 2015), voltou às competições com altíssimo rendimento.

Depois da publicação da matéria na revista “Combat Sport” 77 (julho/agosto de 2017), Felipe Garcia disputou três campeonatos de Fisiculturismo com resultados notáveis: participou do 1° Campeonato Paulista de Culturismo e Fitness, realizado no Vila Souza A.C., na cidade Guarujá (SP), pela federação NSL, em 12 de agosto, na categoria Fisiculturismo Clássico até 90 kg, onde conquistou o 2° lugar. Depois concorreu no 4° Campeonato Paulista do Interior, no auditório Pedro Salomão José (Escola Getúlio Vargas), na cidade de Sorocaba (SP), pela Liga Paulista de Musculação, em dois de setembro, na categoria Fisiculturismo Clássico, acima de 1,75 cm de altura, onde conquistou um novo 2° Lugar e na categoria Sênior até 82 kg, onde consagrou-se Campeão, classificando-se para o Campeonato Brasileiro, em 2018.

Esses resultados positivos se devem a preparação e a capacidade atlética de Felipe. Treinado por Hélio Henrique da equipe Hélio Top Team (H.T.T.), o campeão descreve com detalhes seu planejamento para as competições:“Meu planejamento é anual. Divido em três ciclos as fases de dieta e treino durante o ano: seis meses de ganho de massa muscular – hipertrofia; dois meses de treinamento de força e potência e quatro meses de dieta para definição (pre contest).” “Em fase da dieta para definição, incluo a pré-dieta onde corto alimentos com glúten e consequentemente lanches e pizzas, durante um mês. Mantenho o treinamento igual à fase de hipertrofia, porém uso princípios de treinamento que vão envolver um número maior de fibras musculares, aumentando assim a qualidade da musculatura, vaso dilatação e o estímulo da lipólise, que é a queima de gordura.
No mês seguinte entro na dieta restrita, onde escolho os alimentos certos que respondem melhor ao meu organismo e diminuo gradativamente o carboidrato, aumentando progressivamente a proteína, para evitar o catabolismo: perda de massa magra.

No terceiro e último mês começo a me preocupar com a quantidade calórica do meu dia a dia, assim como o tipo de carboidrato a ser consumido. Geralmente consumo dois tipos de carboidratos durante o dia, como por exemplo, arroz e banana.

E nos últimos 15 dias dou uma atenção especial ao sódio, potássio, magnésio e cálcio, minerais que manipulados corretamente surpreendem nos resultados no dia da competição. Os treinos se mantém na mesma configuração, apenas ajusto de acordo com o músculo que está menos desenvolvido ou que está um pouco mais retido, variando algum exercício, aumentando o número de repetições, incluindo princípios de treinamento como drop set, bi set, tri set, etc.


Também executo exercícios aeróbios para auxiliar na lipólise, queima de gordura, executo de duas a quatro vezes na semana em jejum por 40 minutos e duas a três vezes na semana logo após o treinamento com pesos.
Isso já é o suficiente para que os resultados apareçam no decorrer dos meses.” A dieta de Felipe Garcia é implementada por suplementos de sua patrocinadora, a Bionetic Nutrition. Ele utiliza como fonte proteica vegetal em pó a proteína do arroz (Rice Protein). A proteína auxilia na preservação da massa magra durante a dieta, assim como ajuda na quantidade diária que seu peso necessita desse nutriente.
Além da proteína vegetal em pó, Felipe Garcia utiliza BCAA’S (aminoácidos de cadeia ramificada tendo como aminoácido principal a leucina) e creatina que também é um aminoácido importante para aumentar a performance nos treinos. Ambos tem por finalidade evitar o catabolismo muscular (perda de massa muscular) e auxiliar na recuperação da musculatura para os próximos treinos. O atleta também consome o termogênico natural termo gym, que é importante pelo seu poder diurético, ajudando o organismo a tirar aqueles líquidos indesejáveis, mantendo uma qualidade melhor ao físico, além de otimizar o metabolismo, queimando mais gorduras durante toda a preparação.

 

“É com muita emoção e alegria no coração que digo a vocês que
o Veganismo está no ápice do fisiculturismo!… “

 

 

Outra fonte suplementar importante para manter os níveis de B12 em alta, pois são ricos em vitaminas do complexo B, são as leveduras nutricionais, consideradas como super foods, que servem para engrossar sopas e caldos, feijões e lentilhas, de acordo com as fases da dieta. Outros suplementos, como glutamina, polivitaminicos, vitamina C, pasta de amendoim integral e óleo de coco, Felipe inclui em seu planejamento alimentar para complementar a dieta, cedidos pelo outro patrocinador, a loja de Suplementos Barão Suplementos.
Felipe Garcia comenta ainda sobre sua dieta: “Já na parte da alimentação consumo durante a semana todas as fontes proteicas, como feijão, lentilha, grão de bico, tofu e soja, além de carboidratos bons, como arroz, batatas, mandioca, frutas, legumes e verduras em geral e oleaginosas como, castanhas, nozes, amendoim, amêndoas, entre outros, e fibras e cereais como linhaça, aveia e chia. É claro que vou ajustando os alimentos e a necessidade de calorias conforme os resultados e o tempo da dieta.”

Após três competições, pretende descansar, ganhando massa muscular e trabalhar os pontos fracos de seu corpo: “Já iniciei os trabalhos treinando a todo vapor e dando ênfase nos músculos que necessito melhorar para a categoria. E somando, planejei uma nova dieta aliada a minhas novas necessidades para ganhar massa muscular com qualidade, sem deixar subir muito o nível de gordura corporal para que consequentemente não sofra muito na próxima preparação”. Assim, pretende subir nos palcos no final do ano ou em 2018, no Campeonato Brasileiro.

Felipe Garcia tem como patrocinador a Bionetic Nutrition, empresa situada em Sorocaba (SP), que proporciona todo o apoio financeiro durante toda a preparação do atleta e fornece os suplementos alimentares como as proteínas vegetais em pó do arroz e da ervilha, palatinose, termogênico, creatina, BCAA, levedura nutricional e suplementos variados. Felipe também recebe apoio da Barão Suplementos, de Hélio Henrique, loja de suplementos em Sorocaba (SP).

 

 

“Quatro anos se passaram e eu
ainda não morri por anemia, falta
de B12 e carência de proteína…”

Outra fonte suplementar importante para manter os níveis de B12 em alta, pois são ricos em vitaminas do complexo B, são as leveduras nutricionais, consideradas como super foods, que servem para engrossar sopas e caldos, feijões e lentilhas, de acordo com as fases da dieta. Outros suplementos, como glutamina, polivitaminicos, vitamina C, pasta de amendoim integral e óleo de
coco, Felipe inclui em seu planejamento  alimentar para complementar a dieta, cedidos pelo outro patrocinador, a loja de Suplementos Barão Suplementos.

Felipe Garcia comenta ainda sobre sua dieta: “Já na parte da alimentação consumo durante a semana todas as fontes proteicas, como feijão, lentilha, grão de bico, tofu e soja, além de carboidratos bons, como arroz, batatas, mandioca, frutas, legumes e verduras em geral e oleaginosas como, castanhas, nozes, amendoim, amêndoas, entre outros, e fibras e cereais como linhaça, aveia e chia. É claro que vou ajustando os alimentos e a necessidade de calorias conforme os resultados e o tempo da dieta.” Após três competições, pretende descansar, ganhando massa muscular e trabalhar os pontos fracos de seu corpo: “Já iniciei os trabalhos treinando a todo vapor e dando ênfase nos músculos que necessito melhorar para a categoria. E somando, planejei uma nova dieta aliada a minhas novas necessidades para ganhar massa muscular com qualidade, sem deixar subir muito o nível de gordura corporal para que consequentemente não sofra muito na próxima preparação”. Assim, pretende subir nos palcos no final do ano ou em 2018, no Campeonato Brasileiro.

Felipe Garcia tem como patrocinador a Bionetic Nutrition, empresa situada em Sorocaba (SP), que proporciona todo o apoio financeiro durante toda a preparação do atleta e fornece os suplementos alimentares como as proteínas vegetais em pó do arroz e da ervilha, palatinose, termogênico, creatina, BCAA, levedura nutricional e suplementos variados. Felipe também recebe apoio da Barão Suplementos, de Héli o Henrique, loja de suplementos em Sorocaba (SP).
Foto: Anderson

Veja também!

BLEND DE PROTEINAS, Um Coringa para seu Dia a Dia

Com certeza a maioria dos praticantes de atividade física sabe dos benefícios do Whey Protein …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *