Home / Edição 82 / ESTEVÃO SILVA – O Strongbuilder mais Forte do Brasil

ESTEVÃO SILVA – O Strongbuilder mais Forte do Brasil

Na edição passada falamos sobre todo o universo e as vertentes que envolvem o treinamento de Strongman e apresentamos também nosso novo projeto denominado “Strongbuilders”, que são atletas de força com visual Fitness.
Discorremos sobre o tema e citamos alguns atletas do passado como Coleman, Columbu, Arnold e os atuais, como Dan Green e o brasileiro Estevão Silva.
O novo fenômeno da força, com apenas 3 anos de competições, tem devastado a sua categoria, quebrando marcas e estabelecendo novos recordes individuais, no Overall, bem como em coeficiente total.
O atleta conquistou recentemente duas vitórias consecutivas: No Fisiculturismo foi vencedor no evento WBBF, realizado em setembro na cidade de Itanhaém (SP), na categoria 95 kg.
No Powerlifting estabeleceu um novo Record sul-americano, no levantamento terra marca de 380 kg, finalizando na primeira posição do evento. Também alcançou o novo Record brasileiro, coeficiente geral, com o total de 965 kg (supino, levantamento terra e agachamento), na feira BTFF – Brasil Trading Fitness Fair, na competição Pro da GPC, realizada na arena do Animal Cage, em outubro.

Estevão Silva, 26 anos, tem metas ousadas para 2019: Atingir 400 kg acima no levantamento terra, 230 kg acima no supino e 390 kg no agachamento. Ou seja, levantar sozinho um total de mais de uma tonelada, sagrando-se o único brasileiro e primeiro sulamericano a atingir a façanha.
“Atualmente sou dono do maior levantamento terra raw do Brasil (380 kg) e da América Latina, mas pretendo quebrar essa barreira e avançar, deixando minha marca registrada no mundo”, conta o atleta de 1,84m e 115k, natural de Jaú (SP).
O paulista mostra a sua força e garra desde menino. Sem muitos recursos, começou a treinar com 12 anos de idade com pesos de cimento feitos por ele mesmo no fundo de sua casa, onde montou sua própria academia e realiza seus treinos até hoje, devido às dificuldades para ir até os grandes centros urbanos. Há 3 anos passou a competir no Powerlifting, onde conquistou seu espaço. Também se iniciou no Fisiculturismo e já conquistou vitórias. Agora, seu próximo desafio é o Strongman. “Vamos formar um time de elite, verdadeiras máquinas de força e estética, algo jamais visto aqui no Brasil”, relatam Luciano Afonso e Marcos Menezes, idealizadores do projeto ‘’Strongbuilders’’ e diretores do Strongman Brasil Pro.
“Descobri o levantamento de peso por um acaso, quando veio um campeonato na minha cidade. Resolvi participar no supino e quando cheguei lá o organizador do evento – que hoje é meu preparador físico – sugeriu participar do levantamento terra, que era a metade do preço. Eu não sabia bem o que era, nunca tinha feito, mas decidi encarar e terminei em primeiro lugar com 190 kg na última pedida, além de ter conquistado o vice no supino”, conta o levantador que, desde 2015, soma mais de 60 troféus e cerca de 35 medalhas em eventos de esporte de força e Fisiculturismo.
Recém convidado a filiar-se na Federação Paulista de Strongman (Presidente Marcos Menezes Mutante) e tornar-se atleta da equipe Strongman Brasil, Estevão também irá assumir uma grande responsabilidade a partir da próxima temporada. O atleta será embaixador de um novo conceito de atletas de força: os Power/Strongbuilders, atletas que unem os conceitos de força e Fitness em um mesmo esteriótipo.

“Nós da equipe Strongman Brasil acreditamos muito neste novo conceito e pretendemos agitar esse mercado, tendo o Estevão como principal referência”, conta Luciano Afonso Sarti, presidente da A.S.A.F (Asociación Sudamericana de Atletas de Fuerza) e diretor da WSF (World Strongmen Federation) no Brasil.
Para se manter em forma e atingir todos esses objetivos, a rotina é exigente. Treinos 7 dias por semana, sem folga ou respiro. As segundas e quintas o trabalho envolve exercícios para os músculos peitorais, ombros, tríceps e abdominais. As terças e sextas é a vez de treinar costas, bíceps, trapézio, antebraço e lombar. Nas quartas e sábados o treinamento é focado nas pernas. Domingo é a hora de executar os levantamentos terra e supino e também dia de agachamento.
“Embora eu seja vegetariano minha alimentação também é pesada: Arroz, feijão, batata, ovos, saladas e legumes fazem parte do cardápio básico. Os suplementos que mais utilizo são: Creatina, Hipercalóricos, Maltodextrina,Bcaa’s, Aminoácidos e Whey Protein”, relata.

 

TÍTULOS DE ESTEVÃO SILVA
POWERLIFTING
Campeonatos de 2015 a 2018
7 vezes campeão paulista de supino raw e levantamento terra raw pelas federações (4 vezes FPLBI, 2 vezes GPC e 1 vez IPF paulista do interior), quebrando o Record 6 vezes,7 vezes levantando o maior peso da competição (Overall) e melhor atleta por coeficiente no levantamento terra raw Record 2018, quebrando a própria marca com 375 kg no lev terra maior da América Latina, disputado no campeonato brasileiro GPC de Powerlifting.
Campeonato em 2016
1 vez Campeão sul americano pela federação GPC, categoria até 110 kg no levantamento terra com a marca de 350 kg, levantando o maior peso da competição (Overall) e melhor atleta e Record na categoria.
Campeonatos em 2017
2 vezes Campeão Brasileiro, pela federação GPC, de levantamento terra com a marca de 350 kg no levantamento terra raw, 1 vez campeão no supino, 1 vez vice-campeão no supino, 1 vez coeficiente Overall e 1 vez vice coeficiente Overall.
Campeonatos em 2018
1 vez campeão Paulista de Powerlifting categoria open até 125 kg, federação GPC, com as marcas Agachamento raw 320 kg, Supino raw 215 kg, lev. terra 372,5 kg. Total 907,5 kg, Record na federação e total maior do Brasil, atual Record na categoria e maior levantamento terra da América Latina.
Campeão Brasileiro de Powerlifting categoria open até 110 kg, federação GPC, com as marcas de supino raw 205 kg, Record na categoria, e Agachamento raw 300 kg, Record na categoria.
Bi-campeão brasileiro na categoria open até 125 kg e Record na categoria. Maior pontuação (Overall)e melhor coeficiente 2018, Agachamento 330 kg, Supino 217,5 kg, Lev.terra 375 kg. Total: 922,5 kg – 1º lugar coeficiente (Overall), maior total da competição.
1º lugar no “the Animal Cage Pro’’, campeonato internacional realizado pela GPC durante a feira BTFF em outubro, quebrando sua própria marca no levantamento terra e estabelecendo o novo Record sulamericano com 380 kg. Maior coeficiente geral da competição com 965 kg total.
CAMPEONATOS DE FISICULTURISMO
2° Melhor coeficiente Overall Top 3 estreantes Fisiculturismo clássic acima de 1,80 m pela federação NABBA, pesando 105 kg.
Top 6 paulistão Fisiculturismo clássic acima de 1,80 m pela federação NABBA, pesando 100 kg.
Campeão na categoria acima de 95 kg do WBBF em Itanhaém (SP) e top 4 Overall da competição.
Instagram: estevaopowerbuilder

Veja também!

SÃO PAULO

O tradicional bairro Bela Vista, no centro da capital paulista, ganha um pioneiro projeto social, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *