Home / Edição 77 / Combat Sport – edição 77

Combat Sport – edição 77

O dia do benefício é a véspera da ingratidão

Ao entrevistar o lutador ADAYLTON FREITAS, destaque nas páginas 8 a 12 desta edição, notei a sua preocupação “exagerada” em agradecer ao seu técnico Marcos Rodrigues e os amigos que o ajudaram a ser um grande vencedor.

O comportamento deste entrevistado me remeteu ao passado e me fez lembrar das mais de quatro décadas que convivo com as lutas de contato e artes marciais, o que me deu a oportunidade de conhecer dezenas de treinadores que dedicaram grande parte da vida na formação de atletas competidores, uma tarefa complicada, altamente desgastante e que leva alguns anos para se conseguir
bons resultados.

De um modo geral esses profissionais são proprietários de modestas academias ou dirigentes de associação, e adotam esses futuros campeões como se fossem seus próprios filhos.

Minha convivência com estes abnegados educadores me levou a conhecer o lado cruel desse trabalho, ou seja, alguns alunos já preparados e em condições de representar a entidade que o acolheu e ao mesmo tempo encher de orgulho o técnico que tudo lhe ensinou, simplesmente se deixa levar pelo “Canto da Sereia”, vira as costas e vai defender outra bandeira.

Em conversa com um destes educadores, lhe fiz a seguinte pergunta: “Como você lida com esse tipo de situação?”.

Prontamente, o grande formador de campeões respondeu: “Se eu levar em consideração circunstâncias
como esta, simplesmente não posso ser considerado um técnico de verdade. Tenho consciência de que em algum momento de nossas vidas, o dia do benefício é a véspera da ingratidão. O importante
é ter realizado o meu trabalho com dedicação e responsabilidade. Não é possível
prever a ingratidão, apenas senti-la”.
Me identifiquei com este relato e me inspirei a retratá-lo neste editorial com o objetivo de compartilhá-lo com os amigos leais.

Veja também!

Edição 82 – Editorial

    Acompanho o Boxe Nacional desde o final da década de sessenta, quando tive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *